O Google repete no marketing a ascensão vivida na internet. A marca vale hoje US$ 17,8 bilhões, 44% mais que em 2006, ano em que já havia registrado um crescimento semelhante. Segundo pesquisa das 100 marcas mais valiosas do mundo, feita pela consultoria Interbrand, a empresa criada por Larry Page e Sergey Brin há menos de uma década foi a que mais se valorizou em 2007.
A empresa subiu quatro degraus no ranking e agora aparece na 20ª posição. A rede espanhola de varejo Zara, que registrou o segundo melhor resultado (22% de crescimento) da pesquisa, é a 64ª da lista, com uma marca avaliada em US$ 5,1 bilhões. Apple, Nintendo e Starbucks foram as outras emergentes da pesquisa.
Para Alejandro Pinedo, diretor-geral da Interbrand no Brasil, o crescimento do Google reflete o aumento dos negócios pela internet e a prioridade que a empresa dá à gestão estratégica de sua marca.
A Apple, com avanço de 21%, foi a que mais cresceu no setor da tecnologia e deve grande parte de seu sucesso ao lançamento do iPhone.
Coca-Cola
No topo do ranking, não houve quase nenhuma novidade. Coca-Cola (US$ 65,2 bilhões), Microsoft (US$ 56,1 bilhões) e IBM (US$ 57,1 bilhões) permanecem entre as quatro mais bem colocadas. A Coca-Cola tem o primeiro lugar desde a primeira relação divulgada, há sete anos. A surpresa entre as gigantes foi a melhora da pontuação do McDonald's. Apesar da patrulha ao fast-food, a marca teve uma valorização de 7% no último ano.
A pesquisa é um retrato rico do mundo dos negócios. Em geral, o ranking reflete bem a saúde financeira e o acerto das estratégias das companhias. "As empresas que mais perderam valor no último ano (Ford, Gap, Kodak, Pizza Hut e Motorola) foram justamente aquelas que precisam se reinventar", diz Alejandro Pinedo.
Governistas querem agora regular as bets após ignorar riscos na ânsia de arrecadar
Como surgiram as “novas” preocupações com as bets no Brasil; ouça o podcast
X bloqueado deixa cristãos sem alternativa contra viés woke nas redes
Cobrança de multa por uso do X pode incluir bloqueio de conta bancária e penhora de bens
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast