Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
internet

Google e Facebook se unem para construir cabo submarino gigante

Data center do Google: cabo quer aumentar capacidade para tráfego de dados na internet | Google/Divulgação
Data center do Google: cabo quer aumentar capacidade para tráfego de dados na internet (Foto: Google/Divulgação)

Normalmente concorrentes, os pesos-pesados americanos da internet Google e Facebook juntaram forças em um projeto de instalação de um cabo submarino ultrarrápido através do oceano Pacífico. O anúncio da parceria ocorreu nesta quarta-feira (12).

“Vamos trabalhar com o Facebook, o Pacific Light Data Communication (PLDC, provedor de redes de cabos com sede em Hong Kong, ndr) e TE SubCom (um especialista em tecnologias de comunicação submarinas com sede nos Estados Unidos) para construir o primeiro sistema de cabo submarino direto entre Los Angeles e Hong Kong com capacidade ultra alta”, escreveu o Google em uma mensagem em sua página na internet.

O Google reforça que esse será o sistema de cabo com maior capacidade disponível para atravessar o Pacífico, permitindo realizar simultaneamente 80 milhões de videoconferências de alta definição entre Hong Kong e Los Angeles.

O novo cabo submarino, chamado PLCN (Pacific Light Cable Network), será também um dos mais longos do mundo, com 12.800 quilômetros.

A construção começará este ano e a previsão é que o cabo entre em operação em 2018.

“É especialmente gratificante que as empresas de tecnologia mundiais como Google e Facebook se tornem em co-investidoras do PLNC”, disse Wei Junkang, presidente do Conselho de Administração do PLDC. “Com o crescente número de pessoas que utilizam os aplicativos e serviços do Facebook na região, o PLNC ajudará a conectar melhor a Ásia e nossos centros de dados nos Estados Unidos”, argumentou.

A quantia dos investimentos planejados não foi informada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.