O portal de serviços e de buscas Google disparou, por engano, e-mails infectados com a praga virtual "Kapser.A" (worm) para assinantes de listas de e-mails do Google Vídeo. Pelo menos 50 mil internautas que fazem parte de uma lista de leitores de blogs do portal de vídeos podem ter recebido a mensagem, informou o site especializado Cnet.com.
O Kapser.A é um worm que, ao contrário de um vírus de computador, não precisa ser executado para se espalhar. Por isso a preocupação do Google em alertar usuários do Google Vídeo para blogs cujos posts estariam infectados e, conseqüentemente, disparando mensagens para listas de leitores.
Em um alerta publicado nesta quinta-feira, o Google pede desculpas pelo incidente: "Alguns posts (de blogs do Google Vídeo) podem estar infectados com um vírus de computador chamado 'W32/Kapser.A@mm' - um worm de mensagens em massa".
O "Kapser.A" é conhecido como uma praga virtual que se disfarça em mensagens que convidam para imagens da bíblia do sexo Kama Sutra. Descoberto por consultorias internacionais de segurança em fevereiro deste ano, o worm tem se mantido menos ativo do que a praga semelhante "Nyxem.E" - que lidera a lista de pragas virtuais há 10 meses.
O Google recomenda que usuários que tenham aberto e-mails ou "baixado" arquivos provenientes de blogs do Google Vídeo esta semana atualizem os programas antivírus de seus computadores para que seja possível a remoção da praga.