O Google lança no Brasil nesta terça-feira (4) seu serviço de música por assinatura, o Play Music All Access, com listas de reprodução criadas para certas atividades (ginástica, no carro, trabalho e outros) e humores (calmo, concentrado, feliz,etc), a fim de se equiparar a concorrentes como Apple Music, Deezer e Rdio.
A capacidade é fruto de curadoria humana (não há qualquer influência de algoritmos, segundo a empresa) e da incorporação da empresa Songza, adquirida pelo Google no ano passado, e chega nesta terça também à Austrália.
O Brasil é o primeiro país não anglófono a receber a capacidade. Usuários do aplicativo para Android e para iOS, além da versão web, poderão acessar as listas a partir das 19h de Brasília.
O serviço sugere, na sua página principal, as “playlists” conforme o horário – numa terça de manhã, mostra a lista “ligar no 220”; pela noite, “desacelerar” – e o histórico do usuário – um roqueiro verá pouca coisa de MPB ou sertanejo, por exemplo.
Personalização
“A ideia é facilitar as coisas ao máximo para o usuário”, disse Elias Roman, cofundador do Songza e agora gerente de produto do Google Play Music. “Mas é diferente de uma rádio on-line porque você pode personalizar as listas.”
Se um usuário costuma ouvir música dos anos 80 nos sábados à noite, o Music vai mostrar a playlists que contenham canções da época nesse horário, promete Roman.
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Leia a matéria completaAs listas de reprodução baseadas em gênero também serão mantidas, além de subdivisões conforme a atividade: a playlist “cantar no chuveiro” pode ter as facetas pop, rock ou sertanejo; “a hora do jantar” tem bossa nova, rock acústico ou MPB instrumental.
O Google não soube precisar quantas novas listas passou a disponibilizar para o usuário, mas, segundo o aplicativo, são “milhares” de combinações disponíveis. As listas são atualizadas regularmente – algumas, como as que têm como temática a atualidade do conteúdo, com maior frequência.
O usuário pode copiar a playlist para sua biblioteca e personalizá-la da maneira que preferir. Os botões de “curti” e de “não gostei” também refinam a lista de reprodução.
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