Uma semana após a Microsoft apresentar seu Surface, o Google anunciou sua entrada no mercado de tablets, com o lançamento do Nexus 7. Sem previsão de chegada ao Brasil, o aparelho, feito em parceria com a taiwanesa Asus, chegará às lojas dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália em meados de julho, por US$ 199 (o equivalente a R$ 415).
A novidade foi mostrada na quinta conferência anual Google I/O, voltada para 5,5 mil desenvolvedores de aplicativos, em San Francisco. A empresa também falou sobre seu novo sistema operacional móvel, o Android 4.1, conhecido pelo nome de código Jelly Bean (em português, bala de goma; todas as versões do Android tem nomes de doces). O novo Android traz um serviço de voz redesenhado e bastante parecido com o assistente virtual Siri, da Apple com esses mecanismos, o tablet reconhece a voz do dono, "ouve" perguntas e procura as respostas mais adequadas. No Nexus 7, o sistema permite digitação off-line e respostas também em voz feminina.
Com sete polegadas e 340 gramas, ele é mais leve que seus concorrentes. O preço é o mesmo do Amazon Kindle Fire, principal rival barato do iPad, da Apple, vendido por pelo menos US$ 399. O tablet Google-Asus vem com câmera frontal e traseira, conexões wi-fi e bluetooth, processador Nvidia Tegra 3, memória RAM de 1 Gbyte e bateria com autonomia de nove horas. A compra do aparelho trará US$ 25 em créditos para a loja virtual Google Play, que agora conta com revistas, episódios de tevê e filmes. O Nexus 7 usa Android 4.1, que agora tem o Chrome como navegador oficial. Segundo o brasileiro Hugo Barra, diretor de produto do Google, o Android está em 400 milhões de aparelhos.
Outra novidade apresentada o Google I/O foi o uso off-line dos mapas do Google Maps. O serviço, entretanto, ainda não está disponível no Brasil. O Google também apresentou um dispositivo, o Nexus Q, equipado com Android, para ver filmes ou ouvir músicas em streaming em televisores ou caixas de som.
Segundo estudo da consultoria IDC, as vendas globais de tablet subiram 120% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2011. Os aparelhos da Samsung vêm na frente dos da Lenovo e do Kindle Fire nas vendas, que são lideradas pela Apple o iPad corresponde a 70% do segmento.