A Google Inc., dona do site de relacionamento Orkut, usado por cerca de 20 milhões de brasileiros, negou que vai fechar ou bloquear o serviço no Brasil. Através de seu procurador no país, o advogado Durval Noronha, a empresa negou o interesse em fechar o serviço e insistiu na tese de que a empresa, diferentemente do que diz o Ministério Público Federal, tem colaborado na identificação de criminosos que usam o Orkut para a prática de crimes, informa a repórter Elis Monteiro no jornal "O Globo" desta segunda-feira.
Semana passada, uma peleja teve início entre a Justiça brasileira e a filial da empresa no país. O motivo é a suposta recusa da Google em entregar dados, como números IP, de usuários investigados por crimes no site de relacionamentos; a filial se defende dizendo que não tem acesso a tais dados, guardados nos servidores da matriz, na Califórnia.
Não satisfeito, o MP entrou com ação civil pedindo multa de R$ 150 milhões, mais multas diárias pelo não cumprimento dos pedidos da Justiça. Pediu ainda o fechamento da subsidiária no Brasil, se a recusa persistir.
Não tenho interesse em acabar com o Orkut, mas MP e Google não se suportam e o que me preocupa são as cerca de mil páginas criminosas que são abertas no Orkut por mês. Por isso pedi ajuda ao Congresso Americano diz o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, presidente da Comissão.
A questão se complica porque o Ministério Público Federal tem enviado as ordens judiciais à Google Brasil, subsidiária brasileira da Google Inc. A Google Brasil, por sua vez, diz não ter acesso aos dados dos usuários e que, por isso, os pedidos devem ser enviados diretamente à sede $empresa. O MP, todavia, diz que não há diálogo com a sede da empresa e que a Google Brasil, por ser uma filial da empresa, também tem responsabilidades sobre o serviço.
Escalada internacional do embate entre Moraes e direita evoca sanções inéditas ao juiz
Desaprovação ao governo Lula dispara enquanto Tarcisio cresce para 2026; acompanhe o Entrelinhas
Congressistas dos EUA votam proposta que pode barrar entrada de Moraes no país
Mudanças em ministérios indicam guinada do governo para petismo ideológico
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast