O Google anunciou nesta segunda-feira (23) uma parceria com sites de meios de comunicação brasileiros em seu serviço agregador de notícias, o Google News. Agora, no canto direito, há uma seção chamada Sugestões dos Editores, com links para matérias de sites de 12 veículos, como "Veja", "Época", Terra, R7, "O Dia", Fox Sports e Catraca Livre.
Diferentemente das chamadas comuns do Google News, todas selecionadas automaticamente por algoritmos, os links da nova seção são selecionados por editores dos próprios veículos. Segundo Newton Neto, gerente de desenvolvimento de parcerias estratégicas do Google, a nova seção traz o que os editores dos sites de notícias "consideram o seu melhor e mais relevante conteúdo". É possível navegar entre as chamadas dos sites na nova seção e configurar o Google News para exibir mais ou menos links de determinado veículo.
Os principais jornais do Brasil não têm suas reportagens exibidas no Google News. Em 2011, a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) recomendou que seus associados não permitissem a veiculação de textos no Google News enquanto não recebessem remuneração pela propriedade intelectual do conteúdo.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast