O Google planeja lançar um serviço de download de música atrelado ao seu mecanismo de busca, segundo reportagem do Wall Street Journal, publicada na quarta-feira. A iniciativa colocaria o Google contra a Apple e seu popular site iTunes.
Os planos do Google ainda são vagos, mas a empresa tem "promovido conversas" sobre o serviço de oferta de música online bem como através de celulares que usem o sistema operacional Android, segundo o jornal, citando pessoas próximas às negociações da companhia com a indústria musical. Não estava claro se o Google chegou a firmar algum acordo com gravadoras, conforme o texto do jornal, acrescentando que o lançamento de uma loja musical virtual pelo Google ainda demorará meses.
O Google e a Apple se tornaram concorrentes desde o lançamento do sistema operacional Android, do Google, para rivalizar com o iPhone da Apple. Representantes do Google não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.
A ideia de um serviço de download de músicas ligado ao Google é um sinal de que a empresa está se aproximando cada vez mais do segmento de entretenimento. A maior aposta da companhia nessa área foi a compra do YouTube, em novembro de 2006, em um negócio de US$ 1,6 bilhão.
Mais recentemente, a empresa revelou que pretende transformar o Google Books, serviço que permite fazer buscas no texto integral de livros, em uma livraria virtual. Em vez de permitir o download das obras, entretanto, o Google Editions guardará os livros na nuvem, concedendo o acesso do usuário mediante senha. As negociações com editoras estão ainda em andamento.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast