A Google Inc. quer que os internautas fiquem por dentro das últimas notícias - mesmo que sejam de 200 anos atrás. A empresa incluiu no site Google News um serviço de busca de arquivos dos principais jornais do mundo, incluindo "The Wall Street Journal", "The New York Times", "Washington Post", "The Guardian" e a revista "Time".
- O objetivo do serviço é permitir que os usuários explorem a História no momento em que ela estava sendo escrita - disse Anurag Acharya, engenheiro da Google que ajudou a desenvolver o aplicativo. - Os usuários poderão ver como os pontos de vista mudaram com o tempo.
A pesquisa de arquivos do Google News cria uma linha do tempo de reportagens sobre um determinado assunto, permitindo aos internautas examinar uma data específica ou verificar a evolução do tópico com o passar dos anos. Por enquanto, o serviço só está disponível em inglês. No Google News, já há o link para a pesquisa, o Archive Search. Por enquanto, não haverá links de publicidade, ou seja, a Google ainda não está lucrando com o serviço.