O Google ultrapassou a GE, Microsoft e Coca-Cola e se tornou a marca mais valiosa do mundo, valendo US$ 66,343 bilhões em 2006, segundo ranking BranZ, publicado nesta segunda-feira pela empresas de consultoria Millward Brown.
O site de busca mais acessado no mundo aumentou o valor de sua marca em 77% em 2006 em relação a 2005, o que permitiu que a empresa superarasse a GE (com um valor estimado em US$ 61,88 bilhões), a Microsoft (US$ 54,951 bilhões), a Coca-Cola (US$ 44,134 bilhões), a China Mobile, a Marlboro e a Wal-Mart, maior rede de supermercados do mundo, a Wal-Mart.
Os criadores do Google, que registraram o domínio google.com em setembro de 1997, conseguiram em menos de uma década estabelecer uma marca com um valor superior ao do refrigerante mais bebido do mundo, a Coca-Cola, da cadeia de fast-food McDonald's e da marca de carros de luxo BMW.
A avaliação total das 100 empresas da lista, que leva em conta informação financeira e a opinião de mais de um milhão de usuários, cresceu 10,6% frente a 2005, passando de US$ 1,44 trilhão para US$ 1,6 trilhão.
O Banco Santander e a Zaro, que ocupam respectivamente 47ª e 90ª posições, são as únicas empresas espanholas incluídas na lista das 100 mais valiosas. O informe de Millward Brown, que publica em colaboração com o jornal britânico Financial Times, mostra que a Zara está se beneficiando do seu crescimento em mercados emergentes no Brasil, Rússia, Índia e China.
Confira 20 marcas mais valiosas do mundo
1. Google - tecnologia
2. General Electric - diversos
3. Microsoft - tecnologia
4. Coca-Cola - bebidas
5. China Mobile - telefonia
6. Marlboro - cigarros
7. Wal-Mart - varejo
8. Citi - serviços financeiros
9. IBM - tecnologia
10. Toyota - automóveis
11. McDonald's - fast food
12. Nokia - tecnologia, telefonia celular
13. Bank of America - serviços financeiros
14. BMW - automóveis
15. HP - tecnologia
16. Apple - tecnologia
17. UPS - encomendas
18. Wells Fargo - serviços bancários
19. American Express - cartões de crédito
20. Louis Vuitton - consumo de luxo