Documentos da comissão federal de comunicações dos Estados Unidos parecem indicar planos do Google de testar seus balões do projeto Loon, desenvolvidos para levar internet a áreas remotas, segundo o jornal Business Insider.
A empresa pediu ao órgão governamental uma licença para testar “rádios experimentais” com rede sem fio para banda-larga. Segundo o relatório, o pedido foi feito para todos os 50 estados do país e Porto Rico com data de início em 1º de janeiro e para um período de dois anos.
O documento não indica exatamente o tipo de rádio e nem o nome do projeto – o Google requisitou que tudo recebesse tratamento confidencial.
O Loon é um projeto da companhia de levar internet para todos os cantos do planeta, principalmente para países com menos estrutura, por meio de um sistema de balões que funcionam a base de energia solar e flutuam a até 27 km acima da superfície.
Mudança de rumo
O foco inicial do projeto era levar conexão à internet para países subdesenvolvidos, mas o teste nos EUA pode indicar que a empresa encontrou um uso dos balões em seu próprio país, de acordo com o Business Insider.
Em agosto deste ano, o Google assinou um contrato com o Sri Lanka para colocar em operação, até o ano que vem, os balões do Loon – já testados em locais como o Piauí, em 2014.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast