O Google trocará o nome da linha de smartphones e tablets Nexus, que ajuda a desenvolver em parceria com fabricantes como HTC, LG e Samsung, para Silver, segundo uma reportagem publicada nesta terça-feira (29) pelo site "The Information".
Anteriormente, o site "Android Police" havia divulgado o que seriam slides apresentados a funcionários do Google internamente, com informações que fazem coro com as divulgadas pelo "Information" nesta terça. O Android Silver funcionaria como um programa por meio do qual fabricantes receberão dinheiro do Google para produzir aparelhos conforme a visão que tem o Google sobre o que deve ser uma "experiência autêntica" do Android, sistema operacional para tablets e smartphones da gigante americana.
Parte dos usuários de Android queixa-se das modificações realizadas por fabricantes na versão que é embutida nos aparelhos -aparelhos com a marca Nexus carecem de quaisquer dessas mudanças.
Alguns aparelhos, caso dos celulares feitos pela LG (Nexus 5 e Nexus 4), e dos tablets Nexus 7, pela Asus, e Nexus 10, pela Samsung, não possuem outra versão que não a própria comercializada pelo Google. Já outros, como o HTC One e o Galaxy S4, ganharam uma "versão Nexus" nos EUA, sendo vendidos com o Android "puro".
A família de aparelhos Nexus foi lançada em 2010.