Internautas relataram, na manhã desta segunda-feira (14), problemas nos serviços do Google. Plataformas como o Gmail, Google Drive, Google Docs, Calendar, Fotos, Classroom e outras não podiam ser acessadas pelos usuários. O YouTube também estava fora do ar. De acordo com a empresa, a falha durou 45 minutos.
O problema não ocorreu só no Brasil. Há relatos semelhantes em vários outros países, como Reino Unido, Índia, México e Estados Unidos. De acordo com o site Downdetector, em que os usuários podem relatar falhas em serviços na internet, os problemas começaram às 8h30. O termo "Google" foi um dos mais citados no Twitter na manhã desta segunda (14).
Por conta do problema, assinantes da Gazeta do Povo que têm sua conta associada ao Google não conseguiram acessar o site do jornal. Por volta das 9h30, usuários relatavam que os serviços haviam voltado ao normal.
De acordo com o Google, o motivo dos problemas foi uma queda no sistema de autenticação, causada por "um problema de gestão interna da cota de armazenamento". Veja a nota divulgada pela empresa:
Hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento. Os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período. O erro de autenticação foi resolvido às 9h32. Todos os serviços estão restaurados. Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast