O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, disse neste sábado esperar que um acordo sobre a Rodada de Doha de negociações comerciais globais aconteça dentro de semanas.
Brown conversou com o premiê indiano, Manmohan Singh, nos bastidores de uma cúpula da Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth) para tentar injetar nova urgência por uma resolução para a rodada.
"Com as conversas que vão acontecer nas próximas semanas, eu espero que possamos levar (a rodada) para uma conclusão", disse Brown a repórteres no resort Munyonyo, à margem do lago Victoria, em Kampala, capital de Uganda.
Ele acrescentou ser importante que, em uma época de turbulência financeira, "façamos tudo em nosso poder para mostrar que podemos trazer maior estabilidade".
"Uma das maneiras de fazer isso é ter fortes instituições internacionais. Outro jeito é ter um acordo comercial", afirmou.
Singh disse apenas concordar com a posição de Brown.
O chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, disse esta semana que a Rodada de Doha não verá maiores desdobramentos pelo resto do ano, à medida que negociadores levam tempo para produzir melhores acordos.
Encontros importantes devem acontecer no próximo ano.
A rodada foi paralisada várias vezes por conta de discórdias entre países emergentes e desenvolvidos, principalmente, sobre questões de subsídios agrícolas e industriais.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast