O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em Davos (Suíça), onde participa do Fórum Econômico Mundial, que o Brasil irá antecipar de 2013 para 2010 a obrigatoriedade da mistura de 5% de biodiesel ao diesel, e sugeriu que as montadoras comecem a trabalhar em projetos de automóveis movidos totalmente a biodiesel. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel hoje é facultativa, e passará a ser obrigatória a partir de janeiro de 2008, quando a mistura de 5% passa a ser facultativa. A antecipação vinha sendo discutida no governo e atende à reivindicação dos produtores, porque aumenta a demanda por biodiesel, dando mais segurança aos investimentos que estão sendo feitos. O biodiesel gera emprego, gera renda, gera desenvolvimento, e o nosso programa poderia ser um exemplo a ser financiado pelos países ricos aos países africanos e aos países da América Central, afirmou o presidente. Com a obrigatoriedade da mistura em 2%, o mercado de biodiesel está estimado em 1 bilhão de litros por ano. A partir da mistura obrigatória em 5%, esse mercado deve crescer para algo entre 2,4 bilhões e 2,7 bilhões de litros por ano. O biodiesel é produzido a partir de plantas oleaginosas, como mamona, girassol e principalmente de soja.
Shell
A Shell Brasil vai ampliar sua infra-estrutura de distribuição para vender biodiesel. A companhia informou que expandiu sua rede de distribuição de biodiesel e, segundo a empresa, a partir de ontem, a sua base de Belém no Pará começou a vender o biocombustível. Com isso, o produto será oferecido em mais 40 postos da rede Shell e 27 consumidores diretos (business-to-business) atendidos por essa base. A Shell informou que tem mais de 10 anos de experiência com o biodiesel na Europa e está trazendo esta bagagem para o mercado brasileiro. França, Itália e Alemanha são os principais mercados em que a companhia opera com o produto.
Neste ano a Shell vai investir cerca de R$ 10 milhões para a adequação das bases de abastecimento que irão receber o biodiesel. A companhia garantiu, contudo, que esse custo não será repassado aos consumidores finais, sendo mantido o preço atual do diesel na região. A adição de 2% de biodiesel ao diesel será obrigatória a partir do próximo ano no país. A Shell assim como as demais distribuidoras de combustíveis estão começando a se preparar neste ano, com investimentos em suas bases e equipamentos. O biodiesel comercializado pela companhia é o B2, uma mistura composta por 98% de diesel e 2% de biodiesel puro. A previsão da distribuidora é de que durante este ano, as demais bases da região Centro-Sul serão contempladas com a comercialização de B2.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast