O Conselho Nacional de Política Energética aprovou nesta quinta-feira uma série de mediadas para contornar a crise de abastecimento do gás natural da Bolívia. Na reunião, que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ficou decidida a antecipação da produção de gás no Espírito Santo de 2010 para 2008, com oferta prevista de 24,2 milhões de metros cúbicos por dia.
Além disso, ficou estipulada a conversão das usinas termelétricas brasileiras para o uso de três outros combustíveis além do gás natural: álcool, gás natural liquefeito e gás liquefeito de petróleo (GLP).
Os ministros também determinaram que a Petrobras irá fabricar um novo produto, chamado H-Bio, que mistura óleos vegetais na produção do diesel durante o processo produtivo. O processo de produção será explicado pelo diretor de Abastecimento da empresa, Paulo Roberto Costa, em entrevista à imprensa nesta sexta-feira.
O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, e pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast