Ouça este conteúdo
O governo federal avalia denunciar a empresa Shopee por suspeita de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro, após receber uma documentação por parte da Receita Federal, apontando que marktplace não aderiu ao programa de taxação do governo por supostas práticas ilegais. A informação foi divulgada pelo Valor Econômico, nesta quarta-feira (14).
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino recebeu a documentação e enviou para análise da Polícia Federal (PF) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ambas vinculadas à pasta. Os órgãos devem se reunir na próxima semana para discutir se tem alguma irregularidade ou não por parte da Shopee.
De acordo com o Valor, "a empresa estaria resistindo a aderir ao Remessa Conforme, programa da Receita Federal que busca trazer os marketplaces estrangeiros para a conformidade". A resistência pode ser apontada como uma suposta prática de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro.
No programa do governo, as empresas que decidirem aderir se comprometem a prestar todas as informações e a recolher os impostos, cobrando direto do consumidor, no ato da compra. A empresa pode aderir de forma voluntária.