O secretário do Tesouro do Reino Unido, Alistair Darling, disse neste domingo que o governo está preparado para dar alguns "passos consideráveis" para ajudar a economia e o sistema bancário. Ao ser questionado sobre se o governo está preparado para recapitalizar os bancos que estiverem enfrentando problemas, Darling respondeu, em entrevista à rede britânica de televisão BBC, que o governo está "pronto para o que for preciso". "Temos colocado dinheiro no sistema para ajudar os bancos de maneira genérica. Tem outras medidas que ainda vamos adotar e iremos anunciá-las quando estivermos prontos para isso, mas não tenha dúvida que vamos fazer o que for preciso para garantir a estabilização do sistema bancário", disse.
O governo já nacionalizou duas financeiras e ajudou a facilitar a compra da financiadora de hipotecas HBOS pelo Lloyds TSB. Darling concedeu a entrevista para dizer que o governo está considerando uma "abrangente série de propostas" para ajudar a economia a atravessar a atual situação. "O que significa buscar, talvez, dar grandes passos que você não tomaria em outros tempos", explicou. "Estamos prontos para tomá-los porque precisamos atravessar esse momento difícil"
Darling não forneceu mais detalhes. Entretanto, entre as questões que o governo considera atualmente está a intervenção no mercado de hipotecas - para reverter a retração nos empréstimos. O primeiro-ministro Gordon Brown também disse nesse final de semana em encontro com líderes europeus que é preciso fazer mais para garantir que a crise bancária não corte os financiamentos para empresas de pequeno e médio porte. As informações são da Dow Jones.
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
Polícia descobre novas ameaças de morte a Lula e Moraes com armas pesadas
AGU contrata advogados no exterior para extraditar condenados pelos atos de 8/1
Lula critica Meta e convoca reunião para tratar do assunto: “Extremamente grave”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast