O Ministério de Portos e Aeroportos concedeu mais 15 dias de prazo para que as companhias aéreas apresentem um plano de redução do preço das passagens. A pasta anunciou nesta sexta-feira (24) que o ministro Silvio Costa Filho se reuniu com os representantes das principais empresas aéreas, que solicitaram mais prazo para apresentarem a proposta.
“O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor), entende que é fundamental que as companhias aéreas busquem alternativas para diminuir o preço das passagens no Brasil. O Ministério ressalta que segue empenhado para tornar o valor da passagem mais acessível ao povo brasileiro e, consequentemente, ampliar a aviação civil no país”, disse a pasta, em nota.
No último dia 15, Costa Filho informou que as companhias aéreas deveriam apresentar, em até 10 dias, uma proposta com medidas para diminuir o valor das tarifas. O ministério ressaltou que os valores cobrados pelas passagens deveriam refletir a queda de cerca de 14% no preço do querosene de aviação (QAv). O combustível é responsável por 40% do preço da passagem.
Com a nova decisão, as aéreas terão mais tempo para organizar essas ações. De acordo com a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as passagens aéreas subiram 23,70% em outubro na comparação com o mês anterior.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Emendas: a nova decisão de Dino e o impacto político para o governo Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast