O Ministério da Fazenda decidiu pagar a primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS em duas vezes: metade será creditada em setembro (25%) e o restante em outubro (25%). Os 50% restantes viriam em dezembro, como já ocorre hoje. A proposta ainda será apresentada a presidente Dilma Rousseff, mas a expectativa era que ela batesse o martelo ainda nesta sexta-feira (21).
Servidores federais já receberam antecipação do 13º salário
O ministro da Fazenda tem defendido o adiamento da antecipação aos aposentados do INSS, paga há nove anos no mês de agosto
Leia a matéria completaProvavelmente, o crédito da parcela do 13º será feito junto com o pagamento dos demais benefícios, que ocorre entre os últimos cinco dias úteis de cada mês e nos primeiros dias úteis do mês seguinte.
A antecipação será possível, conforme os cálculos do Tesouro, graças à receita extra que o governo terá com a aprovação, nesta semana, do projeto de reoneração da folha de pagamento e de recursos adicionais que virão de algumas das concessões públicas.
A ideia da equipe econômica é diluir o impacto do gasto (cerca de R$ 15 bilhões) no caixa da União ao longo do próximo bimestre.
A Fazenda era contra a antecipação por causa falta de recursos no caixa, mas houve pressão dos ministérios das áreas sociais para que os aposentados e pensionistas do INSS também recebessem a antecipação.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast