O Ministério das Comunicações divulgou nesta quinta-feira (28) a relação dos 349 municípios que terão o sinal analógico desligado no ano que vem. A maior parte das cidades fica em São Paulo, mas também há desligamentos previstos em outros sete estados: Goiás, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A substituição do sinal analógico pelo digital ocorrerá, em 2017, entre 23 de março e 25 de outubro.
Como padrão, faltando um ano para a data do desligamento, quem assiste televisão pelo sinal analógico recebe avisos na tela sobre a transição do sinal que se tornam mais frequentes à medida que a data da mudança se aproxima.
O desligamento só ocorre efetivamente, no entanto, se uma pesquisa apurar que pelo menos 93% dos domicílios de cada cidade têm condições de receber o sinal digital.
A portaria que traz todos os municípios com as respectivas datas pode ser acessada aqui.
Atrasos
Uma portaria já havia sido divulgada pelo ministério em janeiro deste ano, oficializando o adiamento do cronograma de desligamento do sinal analógico em todo o país.
Em Curitiba, a data de desligamento do sinal analógico foi adiada para 31 de janeiro de 2018 – a data original era em junho de 2017. Cidades do Oeste do Paraná terão o sinal analógico desligado em novembro de 2018 – a lista exata dos municípios com as respectivas datas ainda será publicada.
Este ano, a única capital a passar pelo processo será Brasília, em 26 de outubro. Originalmente, São Paulo e Rio de Janeiro também deixariam de receber o sinal analógico em 2016. Agora, as duas capitais passarão pelo processo em 2017: São Paulo, em 29 de março; e Rio, em 25 de outubro.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast