Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tributos

Governo do estado faz blitz para recuperar IPVA atrasado

Operação de fiscalização do IPVA atrasado provoca lentidão na Avenida Manoel Ribas na manhã desta quarta-feira. | Antônio More/Gazeta do Povo
Operação de fiscalização do IPVA atrasado provoca lentidão na Avenida Manoel Ribas na manhã desta quarta-feira. (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

A Secretaria da Fazenda do estado realiza na manhã desta quarta-feira, 23, uma nova blitz para a recuperação de débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em atraso. Os inadimplentes estão sendo abordados na Avenida Manoel Ribas, no acesso ao bairro de Santa Felicidade. A operação provoca congestionamento no local e deve ser encerrada por volta do meio dia.

Os motoristas flagrados circulando sem o licenciamento de 2014 têm o veículo retido no local da blitz e podem fazer o pagamento e retirada do carro até o fim da operação. Após a fiscalização, os veículos serão removidos para o pátio da Polícia Militar e podem sofrer novas penalidades, como diárias de permanência. Para identificar os inadimplentes, uma equipe faz a consulta da placa no banco de dados e sinaliza para os fiscais, por rádio, para que o carro seja abordado na blitz.

A blitz, realizada com o apoio da Polícia Militar e equipes do Detran, procura contribuintes que estejam com o IPVA até o exercício de 2014 em atraso. Em valores totais, o estado ainda tem a receber R$ 340 milhões. A fiscalização está sendo intensificada entre agosto e setembro, de acordo com o delegado regional da Receita Estadual, Alexandre de Souza. “A intenção do estado é assegurar as condições especiais de desconto que o contribuinte inadimplente tem para quitar seus débitos até dia 30 de setembro”, diz.

O abatimento de 75% das multas e 60% dos juros cobrados pelos impostos estaduais atrasados para pagamentos à vista também vale para o IPVA. Além disso, débitos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do Imposto sobre a Transmissão “Causa Mortis” e Doações de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD), além de taxas de quaisquer espécies e origens, multas administrativas de natureza não-tributária e multas contratuais podem ser parceladas em até 120 meses (dez anos), com a exclusão de 50% do valor da multa e de 40% dos juros.

Na ação de fiscalização promovida em 18 de agosto, as delegacias da Receita Estadual recolheram R$ 2,95 milhões, referentes à verificação eletrônica de 13,5 mil veículos. No total, 2,9 mil tinham pendências.

O IPVA referente ao ano de 2015 não está sendo verificado na operação de hoje, uma vez que o licenciamento de 2014 ainda está no prazo de validade, de acordo com o delegado da Receita Estadual.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.