O governo norte-americano anunciou nesta terça-feira (11) um plano de ajuda aos proprietários de imóveis em dificuldades, com objetivo de prevenir a execução de hipotecas. A idéia é modificar as condições dos empréstimos obtidos pelos proprietários para a compra do imóvel.
O plano está centrado nas gigantes Fannie Mae e Freddie Mac, cujo controle foi assumido em setembro pelo governo dos EUA.
Proprietários de imóveis que estão atrasados no pagamento de hipotecas em 90 dias ou mais e que moram no imóvel em que a hipoteca pode ser executada estão aptos a pedir a ajuda, desde que o empréstimo tenha sido feito a uma das duas agências - Fannie ou Mac.
A ajuda vai tanto para as chamadas hipotecas "subprime" (de má qualidade) quanto para as famílias com perfil financeiro mais sólido sob a condição de que possam pagar uma cota mensal inferior ou igual a 38% de sua renda mensal nominal.
O novo programa amplia um anterior oferecido pelo governo, batizado de "Hope Now" (esperança agora, em inglês), segundo a FHFA, agência norte-americana de financiamento imobiliário.
Milhões de famílias podem se beneficiar com o plano. Um estudo recente da empresa de investigação da agência de classificação de risco Moody's Economy.com estima que 4,3 milhões de famílias poderiam perder suas casas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast