O governo dos Estados Unidos pretende aplicar uma multa de US$ 16,4 milhões à montadora japonesa Toyota, suspeita de ter ocultado dos reguladores problemas no pedal do acelerador em modelos de veículos, o que levou a um megarecall no país, afirmou nesta terça-feira (4) o secretário norte-americano dos Transportes, Ray LaHood.
Se confirmada, a multa será a maior penalidade civil já imposta a uma montadora de veículos nos EUA. A Toyota tem agora duas semanas para responder à multa proposta.
"Nós agora dispomos de provas de que a Toyota deixou de cumprir suas obrigações legais", afirma LaHood por meio de nota. "Pior ainda: eles ocultaram das autoridades, conscientemente e durante meses, um perigoso defeito e nada fizeram para proteger milhões de motoristas e suas famílias. Por essas razões, estamos buscando a máxima penalidade possível com base nas leis em vigor", prosseguiu.
A multa seria imposta porque a Toyota não notificou os reguladores norte-americanos sobre um problema no pedal do acelerador de seus carros durante pelo menos quatro meses. Nos EUA, as montadoras têm cinco dias úteis para notificar os reguladores quanto a possíveis defeitos, segundo autoridades locais. Por meio de nota, a Toyota informou ainda não ter sido notificada sobre a proposta de multa. As informações são da Dow Jones.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast