O Brasil está estudando a possibilidade de taxar as exportações de minério de ferro, disse uma fonte do governo à Reuters nesta sexta-feira, em meio a crescentes tensões entre o governo e a mineradora Vale, a maior produtora de minério de ferro do mundo.
Segundo a fonte, no entanto, o governo ainda não tomou qualquer decisão final sobre o assunto.
Em 2008, as exportações líquidas da Vale responderam por 65,2 por cento do superávit da balança comercial brasileira e uma taxação poderia ser prejudicial ao próprio governo.
O jornal O Globo trouxe reportagem sobre o assunto nesta sexta-feira, dizendo que a medida seria uma alternativa ao projeto de aumentar os royalties para exploração mineral no país, dentro da reformulação do código de mineração que está sendo promovida pelo governo. Segundo o jornal, a taxação seria de 5 por cento sobre as exportações.
A proposta do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para o novo código da mineração, que será enviado este ano ao Congresso, inclui a elevação dos atuais royalties sobre a produção e a criação de uma agência reguladora para o setor.
Em evento em São Paulo, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse desconhecer o assunto.
"Não tenho informações sobre isso (taxação do minério). Sei que houve essa conversa algumas vezes no Congresso. Já ouvi governadores falando isso, principalmente os de Estados produtores de minério", disse o ministro ao ser perguntado se o governo estudava taxar as exportações de minério de ferro.
"...Mas dentro do governo não estamos trabalhando com isso", concluiu Bernardo, sugerindo a jornalistas que procurassem o Ministério da Fazenda para falar sobre tributos.
Procurados pela Reuters, o Ministério da Fazenda, a Vale, e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) disseram que não comentariam o assunto.
Outra fonte do governo que não quis se identificar avaliou que a taxação das exportações de minério é "apenas um balão de ensaio" e não há nada concreto sendo avaliado sobre isso no momento, "até porque o projeto do novo código de mineração deve ser enviado ao Congresso nas próximas semanas", disse.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast