O governo federal prepara um mecanismo de bônus-desconto para quem trocar a geladeira velha por uma nova. A idéia é fortalecer a economia e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de energia elétrica. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o lançamento do projeto pode acontecer ainda no primeiro semestre de 2009. As informações são da Agência Brasil.
"Esse programa estava sendo discutido antes da crise, quando ainda se falava da possibilidade de um novo apagão, há cerca de um ano atrás", disse Miguel Jorge, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
"Como 80% do programa era baseado na redução de energia, decidimos que era melhor desenvolvermos de forma conjunta com o Ministério de Minas e Energia (MME)", afirma.
Segundo MME, o projeto está em fase final para ser lançado e poderá estimular o setor de eletrodomésticos. Além disso, o ministro Miguel Jorge estima que o programa trará economia de energia equivalente ao que é gerado por uma turbina da Hidrelétrica de Itaipu. Pelo programa, a loja responsável pela entrega da nova geladeira ficará encarregada de encaminhar a antiga para a reciclagem.
Projetos paralelos de poder de Janja e Dino podem dificultar a reeleição de Lula
De aborto a Gusttavo Lima: o que você perdeu enquanto estava curtindo as festas de fim de ano
Soldado de Israel em férias no Brasil vira alvo da PF e recebe apoio de Bolsonaro
Concessões e PPPs atraem R$ 372 bilhões em investimentos privados até 2029
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast