O diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, Marcus Pestana| Foto: Pedro França/Agência Senado
Ouça este conteúdo

O diretor-executivo do Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, Marcus Pestana, disse que o governo Lula “está sinalizando que já abandonou perseguir o centro da meta [fiscal]” de zerar o déficit primário este ano. A meta foi instituída pelo próprio governo e tem sido uma das principais bandeiras da política econômica.

CARREGANDO :)

De acordo com dados divulgados pelo Tesouro Nacional, no início deste mês, as contas do governo federal registraram um déficit primário de R$ 100 bilhões, de janeiro a agosto deste ano.

“O governo está sinalizando que já abandonou perseguir o centro da meta. O Banco Central, quando persegue a meta de inflação, persegue os 3%. Não persegue os 4,5%. A regra do jogo é que permite uma margem de tolerância”, disse Pestana em entrevista concedida ao Poder360 e publicada nesta segunda-feira (14).

Publicidade

De acordo com Pestana, o déficit primário será de 0,8% do PIB neste ano. O saldo negativo deverá ser reduzido para 0,5% do PIB porque gastos com precatórios, enchentes no Rio Grande do Sul e as queimadas ficam de fora do cálculo.

Na avaliação do diretor da IFI, o governo tentará fazer com que o déficit de 0,5% reduza, pelo menos, para 0,25%, o que o faria cumprir a meta dentro da margem de tolerância.

“Eles vão fazer da tripa o coração, porque é desmoralizante e abala profundamente a credibilidade do ministro Haddad e da política econômica no 1º de arcabouço fiscal não cumprir a meta”, afirmou Pestana.

A declaração do diretor da IFI do Senado ocorre dias depois de o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, ter voltado a pedir mais controle do governo Lula com os gastos públicos, na última quinta-feira (10).

Uma semana antes, conforme noticiado pela Gazeta do Povo, Ceron já havia admitido que o governo precisa controlar o crescimento dos gastos públicos com despesas obrigatórias para que o Brasil cumpra o arcabouço fiscal e, assim, conquistar o tão almejado “grau de investimento”.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]