Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sustentabilidade

Governo prepara normas para computador verde

O governo federal dará prioridade à compra dos chamados computadores verdes, que sejam mais econômicos, consumam menos energia elétrica e estejam livres de substâncias tóxicas, como mercúrio e chumbo. Responsável por grande parte das compras públicas, com a aquisição de aproximadamente 300 mil computadores por ano, o governo federal quer dar o exemplo, com medidas de preservação do meio ambiente.

O Ministério do Planejamento já prepara instrução normativa recomendando a compra desse tipo de computador aos diversos órgãos da administração direta, autarquias e fundações. A minuta do texto com especificações para as compras, seguindo critérios ambientalmente sustentáveis, esteve em consulta pública até 14 de janeiro e agora um texto final está em preparação. A publicação deve ocorrer em março.

A avaliação do governo é de que computadores verdes já estão hoje com preços equivalentes aos demais equipamentos. Um eventual custo superior, no entanto, seria compensado com a economia no gasto de energia, que pode chegar a até 50%. Segundo San­tanna, a exigência não restringirá o universo de fornecedores, uma vez que todos os fabricantes mundiais já estão produzindo esses computadores.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros