Foi prorrogado por mais um ano o aumento do imposto de importação de 14 tipos de brinquedos, que venceria amanhã. A resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex) foi publicada nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União. Até 31 de dezembro de 2012 brinquedos como triciclos, patinetes, carros de pedais, carrinhos para bonecos; bonecos de modo geral, trens elétricos e quebra-cabeças, entre outros, permanecerão com a alíquota de 35%. A alíquota anterior era de 20%.

CARREGANDO :)

Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, se a alíquota de 35% não fosse prorrogada, os fabricantes nacionais de brinquedos corriam o risco de enfrentar importados a preços ainda mais atraentes para o consumidor. Mas apesar da alíquota maior, a reportagem constatou que houve aumento de 25,5% nas compras externas dos brinquedos sobretaxados pelo governo. A intenção do governo, agora, é tentar convencer seus sócios no Mercosul a tornar permanente a alíquota de 35% para evitar maiores prejuízos aos fabricantes nacionais.

Em outra resolução, a Camex prorrogou também até 31 de dezembro de 2011 a vigência da alíquota de 35% do imposto de importação incidente sobre pêssegos e pêssego em calda.

Publicidade