O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná (Seab) reavaliou nesta sexta-feira (3) as estimativas para a produção paranaense de grãos de verão e inverno da safra 2006/2007. O resultado aponta para uma colheita de 29,2 milhões de toneladas de grãos. Os dados foram divulgados no site oficial do governo do estado.
Esse volume de produção representa um crescimento de 21,9% sobre a safra 05/06, quando foram produzidas 23,96 milhões de toneladas de grãos no Paraná. A reavaliação incluiu os efeitos das geadas recentes sobre as lavouras, sendo que a mais afetada foi o trigo, principal cultura de inverno do Paraná. As geadas ocorridas nas madrugadas dos dias 26, 27 e 28 de julho provocaram perdas de 17% na produção do grão.
A produção de soja, ainda segundo dados do site do governo, atingiu 11,8 milhões de toneladas, volume recorde que superou até mesmo o resultado da safra 2002/03 considerada a maior dos últimos anos. Naquele ano, a produção de soja foi de 10,96 milhões de toneladas.
A safra de milho também registrou bom desempenho, com uma produção de 8,86 milhões de toneladas na primeira safra. A expectativa de produção do milho safrinha (segunda safra) deverá se confirmar em 4,98 milhões de toneladas, devendo totalizar uma produção total de 13,84 milhões de toneladas de milho produzidas no Paraná.
A estimativa para a produção de trigo no Paraná foi reavaliada em função das geadas ocorridas entre os dias 26 e 28 julho. Apesar das perdas, a safra de trigo desse ano no Paraná ainda é 42,3% maior em relação ao ano passado, quando foram colhidas 1,2 milhão de toneladas. Mesmo com os prejuízos das geadas, o Paraná se mantém na liderança da produção de trigo no país.