São Paulo - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse ontem que o governo está próximo de apresentar uma nova proposta para o Código Florestal, em trâmite no Congresso. "Estamos na reta final de consolidar uma proposta que seja convergente e de consenso", disse ela. De acordo com Izabella, as discussões em andamento nos Ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário são de cunho técnico e visam a fazer com que os produtores trabalhem dentro da legalidade. "A ideia é trazer todo mundo para a regularização ambiental", afirmou.
A ministra destacou que o debate hoje busca atender às demandas do agronegócio e dos ambientalistas. "Todos os pontos em discussão têm alternativas. O que nós temos de conciliar é quais são as melhores alternativas considerando a dimensão continental do Brasil. O que se aplica à Amazônia não se aplica necessariamente ao Cerrado e ao Pampa", afirmou.
Ainda segundo a ministra, a preocupação do governo é entender a realidade dos produtores rurais "de maneira que se reduza a insegurança jurídica e permitam um código que resolva as questões do passado e olhe para o futuro". Izabella disse considerar legítimas as manifestações previstas para esta semana no Congresso Nacional. Para hoje está previsto o protesto promovido pelo agronegócio e, na quinta-feira, é a vez dos ambientalistas.
Projetos paralelos de poder de Janja e Dino podem dificultar a reeleição de Lula
De aborto a Gusttavo Lima: o que você perdeu enquanto estava curtindo as festas de fim de ano
Soldado de Israel em férias no Brasil vira alvo da PF e recebe apoio de Bolsonaro
Concessões e PPPs atraem R$ 372 bilhões em investimentos privados até 2029
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast