O "gPhone", celular que o gigante de internet Google estaria preparando para concorrer com o iPhone , aparelho da nova geração da Apple, pode chegar ao mercado mundial ainda em setembro. O portal de buscas teria escolhido um prazo de duas semanas para o lançamento do projeto, e uma das datas fortemente defendidas pelo Google seria o dia 3 de setembro, feriado do Dia do Trabalho (Labor Day) nos Estados Unidos, informou o blog Engadget.
Citando fontes diretamente envolvidas no projeto do celular na sede do Google, o blog de tecnologia confirmou rumores publicados em março , de que o "gPhone" seria baseado em um sistema operacional de código aberto do tipo Linux em seu cerne (kernel) e custaria em torno de US$ 100. A plataforma teria sido criada pela Android, desenvolvedora de soluções baseadas em sistemas abertos, adquirida pelo Google em 2005.
Ainda de acordo com o blog, o termo "gPhone" não envolveria exclusivamente o lançamento de um aparelho de telefonia celular de baixo custo, mas de vários modelos adotados por alguns fabricantes, como a HTC e a Samsung. Os aparelhos serão habilitados com tecnologias da Google, como um sistema de monitoramento GPS, o serviço de mapas GoogleMaps e os aplicativos Docs e Gmail.
Mark "Rizzn" Hopkins ( http://www.rizzn.com ), um dos blogueiros mais envolvidos no assunto nos Estados Unidos, citou fontes para confirmar que o gPhone não se limitará a um telefone celular concorrente do iPhone, mas que poderá, inclusive, disputar espaço com o laptop popular XO, criado pela organização não governamental Fundação OLPC (One Laptop Per Child), do teórico Nicholas Negroponte. O XO, cujo custo de produção chega a US$ 170, está sendo adotado por governos de países em desenvolvimento para a inclusão digital de populações carentes - inclusive no Brasil.
Os rumores a respeito do lançamento do gPhone têm se fortalecido nas últimas semanas com a aproximação das festas de fim de ano, e vêm sendo reforçados por diversas fontes envolvidas no projeto em blogs especializados. Algumas das afirmações mais contundentes da semana partiram do blog CruchGear. Segundo fontes citadas pelo blogger, a HTC, líder asiática na produção de eletrônicos, já estaria produzindo uma versão do "gPhone".
Em janeiro deste ano, Beto Largman, do blog "Feira Moderna" do Globo Online, destacou as suspeitas de que o gPhone, à época chamado de "Google Switch", contaria com tecnologia da Samsung.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast