A Colgate-Palmolive precisa parar de dizer que mais de 80% dos dentistas recomendam seus cremes dentais, conforme decisão do órgão que regulamenta a publicidade na Grã-Bretanha anunciada nesta quarta-feira.
A afirmação de que a maioria dos dentistas indica os produtos da empresa tem aparecido em anúncios da Colgate Total Advanced Fresh, motivando duas reclamações para a Autoridade de Padrões Publicitários (ASA, na sigla em inglês).
A ASA aceitou as queixas, ao avaliar que a frase nas propagandas era mal compreendida pelos consumidores, que entendiam que 80% dos dentistas recomendavam Colgate acima dos demais produtos e que os 20% restantes indicavam outras marcas.
"Porém, entendemos que o questionário (da Colgate junto aos profissionais de saúde) permitia que cada participante recomendasse vários cremes dentais e marcas, e não apenas uma opção'', informou a ASA.
"Como vimos que outra marca de um competidor foi recomendada quase tanto quanto a marca Colgate pelos dentistas consultados, concluímos que a afirmação apontava de forma enganosa que 80% dos profissionais haviam recomendado Colgate acima de todas as outras marcas'', acrescentou o órgão.
A Colgate disse que encarregou uma empresa de pesquisa de fazer o levantamento com dentistas e profissionais de higiene sobre uma série de temas.
Ainda conforme a empresa, os participantes foram avisados de que os resultados do levantamento poderiam ser usados para uma série de propósitos, inclusive em propagandas.
A companhia, cujos produtos são catalogados principalmente como cosméticos, disse que a Colgate Total Advanced Fresh não é um produto médico.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast