A IGB Eletrônica, que fabrica os aparelhos Gradiente, lançou nesta terça-feira uma linha de smartphones de nome "IPHONE".
Com fábrica na zona franca de Manaus, a IGB Eletrônica informou em comunicado enviado à Bolsa de Valores de São Paulo que possui desde 2008 os direitos do nome "IPHONE" no Brasil, no entanto sem o famoso "i" minúsculo com o qual a multinacional Apple batizou o smartphone mais famoso do mundo.
A empresa anunciou, também, que adotará as medidas necessárias para fazer os direitos da marca serem respeitados no Brasil, embora não tenha esclarecido se isso inclui um processo para impedir que a Apple utilize o nome no país.
O fabricante brasileiro informou em seu comunicado que a Gradiente iniciou nesta terça-feira a venda no mercado brasileiro do Neo One, o primeiro modelo de sua família de "IPHONEs".
"A Gradiente pode comercializar seus aparelhos celulares com a marca IPHONE por uma razão simples: a IGB Eletrônica S.A (...) é detentora exclusiva dos direitos de registro sob da marca IPHONE no país", afirma a fabricante, em nota.
A empresa alegou que apresentou em 2000 seu pedido de registro da marca IPHONE perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e que o registro foi concedido em 2 de janeiro de 2008.
Desde então, afirma, "a companhia passou a deter os direitos exclusivos de produção e comercialização da marca até 2018".
Segundo a fabricante, a marca não tinha sido utilizada até agora porque a prioridade da empresa era concluir uma reestruturação iniciada há quatro anos quando o nome Gradiente foi substituído por IGB Eletrônica.
"Como a Gradiente, no Brasil, detém o registro de uso exclusivo da marca IPHONE, em telefones e respectivos acessórios, esta companhia adotará todas as medidas utilizadas por empresas de todo o mundo para assegurar a preservação de seus direitos de propriedade intelectual em nosso país", declara a empresa.
O modelo de telefone celular de marca IPHONE oferecido pela Gradiente em seu site possui uma tela sensível ao toque de 3,7 polegadas, aceita dois chips para operadoras de celular e utiliza o sistema operacional Android 2.3, do Google.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast