| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A boa gestão de pessoas como ferramenta para driblar a crise foi o principal ponto apresentado pelos responsáveis pelos departamentos de recursos humanos de diversas empresas durante evento realizado pelo Great Place to Work (GPTW) na manhã desta quarta-feira (1º) em Curitiba. Reunindo executivos de companhias como Electrolux, Gazin e Magazine Luiza, o encontro mostrou como essas marcas adotaram práticas para melhorar o ambiente de trabalho para contornar os impactos trazidos pelo mau momento da economia.

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E um dos aspectos mais apontados pelos participantes do bate-papo foi a importância da comunicação interna para a criação do engajamento da equipe, principalmente após grandes reestruturações. “Às vezes, a companhia faz uma ação enorme e as pessoas não aderem por não saberem que aquilo existe ou não vê como agrega valor”, aponta a diretora executiva de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza, Patrícia Pugas.

Segundo ela, as empresas precisam se preocupar em fazer com que a comunicação funcione e chegue de uma ponta a outra do processo e em ambos os sentidos. Para Patrícia, tão importante quanto saber conversar com seus funcionários, é ouvir suas necessidades.

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Liderança que multiplica

Outro aspecto discutido no evento do GPTW foi o papel das lideranças como multiplicadores dos valores da empresa. A gerente de RH da paranaense Gazin, Sônia Rossi, destaca a capacitação desses profissionais como uma das soluções encontradas para motivá-los e fazer com que eles passem esse sentimento adiante para seus liderados.

Uma das medidas adotadas pela empresa nesse sentido foi a valorização da equipe ao selecionar novos líderes entre os próprios colaboradores. A partir de um sistema usado para avaliar o desempenho de cada funcionário, a companhia capacita e desenvolve aquele profissional para que ele passe a ocupar um cargo de liderança e de inspiração entre os demais.

O embaixador do GPTW no Paraná, Hilgo Gonçalves, ilustra essa importância dos gestores ao dizer que é preciso inverter a pirâmide de importância. “Se o cliente é o que há de mais importante para um negócio, o vendedor é a parte mais importante da empresa por conta da proximidade e que precisa de atenção e desenvolvimento”. Para ele, o presidente não deve ficar no topo, mas na base, sustentando todo o processo.

Gonçalves concluiu a atividade do GPTW dizendo que as companhias precisam ver que as pessoas são o que há de maior valor para uma empresa. “As empresas que olham para as pessoas trazem resultados como consequência”.

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