A Grécia vai submeter a credores europeus um pedido para a extensão de seu programa de ajuda nesta quinta-feira (19), disse o porta-voz do governo grego, Gabriel Sakellarides, ao The Wall Street Journal.
"Estamos nos preparando para apresentar o pedido amanhã de manhã", afirmou Sakellarides. Mais cedo, houve especulação de que a proposta poderia ser feita ainda nesta quarta.
Segundo autoridades gregas, o governo de Alexis Tsipras, que tomou posse no mês passado, ainda está elaborando os detalhes da proposta, que deverá solicitar uma extensão de quatro a seis meses do programa atual.
Negociação
Nas últimas negociações com parceiros europeus, Tsipras rejeitou a extensão do programa - que totaliza 240 bilhões de euros (US$ 273 bilhões) e vence no final deste mês - e as medidas de austeridade embutidas no acordo.
No entanto, diante da possibilidade de a Grécia enfrentar dificuldades financeiras nas próximas semanas e após difíceis negociações recentes com credores, Atenas sinalizou nesta terça-feira à noite que buscaria uma extensão do programa.
Segundo uma autoridade europeia, o Eurogrupo, formado por ministros de Finanças da zona do euro, pretende retomar as negociações sobre a Grécia na sexta-feira desde que Atenas submeta um pedido confiável de extensão do programa.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast