O ministro de Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, afirmou que as primeiras negociações com os credores privados do país sobre o programa de ajuda aos gregos começará na quinta-feira. Ele disse esperar que a participação do setor privado no pacote de resgate chegue a pelo menos 90% e descreveu essa meta como "muito ambiciosa".
As declarações de Venizelos foram feitas durante uma reunião com banqueiros em Washington no Instituto Internacional de Finanças (IIF). O grupo reúne os principais bancos do mundo e está coordenando as negociações sobre o auxílio à Grécia.
"Todos nós juntos - o Fundo Monetário Internacional (FMI), o IIF o governo americano, a União Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) - precisamos mandar uma mensagem forte e clara: temos um programa, confiamos na implementação e nas perspectivas e vamos atingir coletivamente nossos objetivos", disse Venizelos.
Na semana passada, os líderes europeus concordaram em oferecer uma ajuda de 109 bilhões de euros à Grécia para cobrir as necessidades financeiras do país pelos próximos anos e também previram uma contribuição do setor privado no novo pacote de auxílio, sugerindo que bancos e outros detentores de dívidas gregas troquem voluntariamente os títulos atuais por papéis de maior duração.
Hoje a agência de classificação de risco Moody's cortou o rating da Grécia para Ca, nota que está apenas dois níveis acima do rating da inadimplência, e alertou que há uma chance "praticamente de 100%" de o processo de troca de bônus sugerido pelas autoridades europeias caracterizar uma situação de default. As informações são da Dow Jones.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast