O ministro das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, afirmou neste domingo (11) que o governo vai impor um novo imposto imobiliário durante os próximos dois anos num esforço para atingir as metas orçamentárias que precisa cumprir para receber mais um pacote de socorro financeiro.
Segundo o ministro, o novo tributo custará aos cidadãos gregos 4 euros (US$ 5,53) em média por metro quadrado.
Durante entrevista coletiva, Venizelos disse que o país enfrenta um rombo de cerca de 2 bilhões, mas insistiu que o governo conseguirá atingir a meta do déficit de 17,1 bilhões em 2011 e 14,9 bilhões no próximo ano.
Os comentários do ministro ocorreram num momento no qual o governo grego está lutando para reduzir os gastos públicos e acelerar suas reformas depois de receber ultimatos de outros governos da zona do euro de que o dinheiro do resgate adicional não será concedido se Atenas não cumprir com as promessas.
No início deste mês, as negociações entre a Grécia e representantes da Comissão Europeia, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE), que estavam em Atenas para avaliar a elegibilidade do país para receber a ajuda adicional, foram suspensas devido a um impasse sobre se o país precisa, ou não, adotar novas medidas de austeridade.
Sem o socorro, a Grécia deverá ficar sem dinheiro dentro das próximas semanas, de acordo com altos funcionários do governo grego. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.