Sindicatos da Grécia convocaram uma greve geral nesta quarta-feira (22) e a capital Atenas sofre uma paralisação de 24 horas do transporte público em protesto contra o orçamento de 2011 do governo, previsto para ser aprovado com medidas de austeridade fiscal incluídas num pacote de ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.
O orçamento, que deve ajudar o país a combater uma dívida que abalou a zona do euro, inclui novos aumentos de impostos e cortes de salários na administração pública, especialmente no setor de transportes.
A Fitch informou na terça-feira que pode rebaixar o rating de crédito da Grécia no mês que vem, igualando-se ao que já fizeram as outras principais agências de rating.
"Apesar de essa notícia ser esperada, isso vai ser ruim com o mercado, há temores sobre futuros downgrades", disse a analista do HSBC em Atenas Ioanna Telioudi.
Os principais sindicatos dos setores público e privado da Grécia convocaram uma greve de três horas entre 8h e 11h (de Brasília) em Atenas. Milhares de pessoas devem participar de uma manifestação do lado de fora do Parlamento.
Motoristas de ônibus e condutores de metrô já estão em greve parcial há duas semanas, prejudicando o fluxo de pessoas no centro da cidade no período de Natal -- um problema a mais para o comércio, já atingido pela recessão.
O governo ameaçou nesta quarta-feira interromper a greve do transportes com a aplicação de leis de emergência que já foram utilizadas este ano para acabar com uma greve de caminhoneiros.
"Todo mundo precisa ter responsabilidade... o Estado tem o poder que precisa para proteger o interesse público", disse o porta-voz do governo, George Petalotis.
Com maioria confortável no Congresso, o governo deve conseguir aprovar o orçamento como esperado.
Na semana passada, manifestantes contra as medidas de austeridade fiscal entraram em confronto com policiais e colocaram fogos em carros e num hotel no centro de Atenas, durante uma marcha com mais de 50 mil pessoas.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast