A greve geral convocada na quinta-feira pelos sindicatos de Portugal cancelou 121 dos 140 voos da TAP programados para esta quinta, sendo 20 com destino ou saída do Brasil.
A TAP solicita aos passageiros dos voos marcados a partir das 22h do dia 23 e no dia 24 de novembro que entrem em contato com a companhia ou com o seu agente de viagens, para alterar os voos em datas fora do período de greve", diz nota divulgada pela empresa aérea.
A TAP indicou que seus clientes devem acessar o site da companhia, as redes sociais Facebook e Twitter, e entrar em contato com os balcões de apoio da TAP no aeroporto, pelo telefone 0300.210.6060 ou através dos agentes de viagens.
A paralisação afeta principalmente os serviços públicos. A greve geral foi convocada pelos sindicatos para protestar contra as medidas de austeridade adotadas pelo governo em troca de uma ajuda internacional de 78 bilhões de euros (104 bilhões de dólares).
Mais de 470 voos internacionais foram cancelados e quase um milhão de pessoas tiveram que chegar ao seus destinos sem os serviços normais de ônibus ou trens. O metrô de Lisboa também está fechado. Escritórios do governo, escolas, correios, a coleta de lixo e outros serviços públicos também interromperam suas atividades.
Portugal tem um prazo de três anos para aplicar medidas de redução da dívida em troca do pacote de resgate financeiro de seus sócios europeus e o Fundo Monetário Internacional. O governo de coalizão de centro-direita, que tem maioria absoluta no Parlamento, e o Partido Socialista, a oposição de centro-esquerda, autorizaram as condições de resgate em março.