Às vésperas do Dia dos Pais - comemorado no próximo domingo - marcas de grifes diversificam a produção e investem em versões populares para driblar a pirataria. A Nike, por exemplo, passou a vender este mês uma réplica do novo modelo de camisa do Flamengo. Dispensando detalhes dos uniformes usados pelos atletas profissionais, como tecido especial, a empresa baixou o preço do produto em 46%: de R$ 150 para R$ 80. Segundo a Nike, os produtos populares são inspirados nos artigos desenvolvidos e usados por atletas.
O drible na pirataria pelo preço menor foi a estratégia adotada também pelas grandes gravadores de CDs. Maiores vítimas da falsificação, as empresas não ficaram atrás e começaram a vender CDs com número reduzido de músicas, todas escolhidas pelos próprios artistas. Com base nos antigos compactos com uma, duas ou até cinco faixas, a Sony & BMG, por exemplo, produziu CDs com poucas músicas ao preço econômico de R$ 9,99.
Segundo a Sony & BMG, ainda não é possível avaliar o impacto da novidade nas vendas. Mas a empresa pretende lançar mais CDs com faixas reduzidas de artistas como Wanessa Camargo e Brandi Carlile.
Quem quiser economizar para dar presente para o pai, mas não abre mão de marcas conhecidas, tem também à disposição as lojas de fábrica, que concentram grande quantidade no Rio. Na Adidas, por exemplo, a loja outlet, que fica no Shopping Nova América, oferece materiais das coleções passadas e, também, algumas peças que não passaram no controle de qualidade.
Vendas aquecidas
O Dia das Pais deve esquentar as vendas no comércio carioca. A expectativa do Conselho de Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) é de um aumento de 4% na comercialização, em relação ao ano passado. De acordo com o conselho, o valor médio gasto por consumidor deve ficar em R$ 15.
Já a Associação Brasileira de Shopping Centers acredita que a data deve registrar cerca de 11% a mais em vendas do que no ano passado, em todos os shoppings do país.
- Eletroeletrônicos e principalmente itens de vestuário, como roupas e calçados, são nossas principais apostas para a data - disse o diretor executivo da Abrasce, Luiz Fernando Veiga.
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