• Carregando...
No último mês de setembro, foi aberta a primeira loja O Boticário em Dubai, nos Emirados Árabe. | Divulgação/
No último mês de setembro, foi aberta a primeira loja O Boticário em Dubai, nos Emirados Árabe.| Foto: Divulgação/

O Grupo Boticário – dono das marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, Multi B, The Beauty Box e Vult – projeta crescimento de 7% em seu faturamento para o ano de 2019. Em 2018, o índice de crescimento do faturamento foi do mesmo patamar. De acordo com o CEO do grupo, Artur Grynbaum, a estimativa ainda pode ser calibrada. “Queremos aguardar um pouco após o início do ano e as mudanças que vão acontecer no cenário político nacional. Estamos otimistas, mas precisamos ver o quanto as expectativas serão transformadas em ações. Esta estimativa poderá crescer a depender de como caminhará a parte econômica do país”, diz.

Também estão previstos R$ 300 milhões em investimentos para o ano que vem, montante superior aos R$ 250 milhões investidos durante 2018. Por enquanto, ainda não existe um plano fechado para o destino destes valores, mas boa parte deve ir em melhorias logísticas, tecnologia e inovação. Dentre as marcas, a quem disse, berenice? pode receber um pouco mais de investimento em relação às demais, mas, segundo Grynbaum, não deve ser uma diferença muito significativa. Em 2018, o Grupo abriu 62 novas lojas, e espera abrir mais 40 em 2019.

Diversificar-se para atingir novos públicos

Criado em 2010, o Grupo Boticário vem, desde então, ampliando seu portfólio, seja com o lançamento de novas marcas ou com aquisição de marcas já existentes. A mais recente foi a compra da Vult, no início de 2018. Esta aquisição, segundo o CEO, foi de extrema importância para o grupo, uma vez que proporcionou sua entrada em um nicho diferente de consumidores. “A Vult foi criada por dois excelentes empreendedores, que buscavam naquele momento dar os próximos passos. Para o Grupo, houve um aumento de 35 mil postos de vendas com esta aquisição”, conta. Os produtos da Vult são comercializados em lojas multimarcas e farmácias, por exemplo.

O consolidado modelo da principal marca do grupo, as franquias O Boticário, segue forte: são 3.378 pontos de vendas ativos, entre lojas e quiosques. Mas o Grupo também diversificou os canais e, assim como a Eudora, agora há também a possibilidade de venda direta dos produtos d’O Boticário, ainda que de forma parcial. Já a Eudora, que quando nasceu era apenas venda direta, hoje também conta com cinco lojas físicas, localizadas em Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Fábrica de O Boticário em São José dos Pinhais, na região metropolitana de CuritibaHenry Milleo/Gazeta

A criação do e-commerce e também da Multi B seguem o mesmo propósito de ampliar a multicanalidade. Esta última é uma empresa de varejo multimarcas, que distribui exclusivamente produtos das marcas internacionais Australian Gold, Revlon, Bio-Oil, Lee Stafford, Nuxe, Sinful Colors, além de produtos das marcas próprias Eudora e quem disse, berenice? em farmácias, perfumarias e lojas de departamento. “Estamos começando a colher melhores resultados agora com esta convergência de canais ao levar mais facilidade ao consumidor, que pode escolher qual a melhor maneira de realizar a compra”, diz Grynbaum. “Ainda não temos uma grande plataforma que reúna tudo, mas no futuro isso deve acontecer”, adianta.

Além do Brasil, o grupo está presente em outros 15 países, como Estados Unidos, Colômbia, Costa Rica, Portugal, Japão e outros. No último mês de setembro, foi aberta a primeira loja O Boticário em Dubai, nos Emirados Árabes, o que, segundo o CEO, foi um passo importante para a companhia, que chegou a turistas do mundo inteiro que passam por ali, surpreendendo até mesmo brasileiros que já conheciam a marca. “Muitos dizem que nem reconheceram a loja (a arquitetura das lojas O Boticário foi toda repensada nos últimos anos), que não eram mais consumidores e se impressionaram com o que viram. Isso mostra que nossos produtos tem qualidade para concorrer de igual para igual com os de marcas internacionais”, avalia Grynbaum.

Das demais marcas do grupo, são 244 lojas da quem disse, berenice? no Brasil e mais 10 em Portugal, e 47 lojas da The Beauty Box.

Inovação e tecnologia

Todos os anos, o Grupo Boticário investe 2,5% de sua receita em inovação e em pesquisas sobre tecnologia. Em 2017, foi lançado o BotiLab, área de inovação com foco em desenvolvimento de soluções com agilidade. Este laboratório deu um importante passo já em 2018, ao anunciar a primeira fragrância do mundo desenvolvida com a ajuda de Inteligência Artificial, que deve começar a ser comercializada em meados de 2019.

Em duas versões, a fragrância foi criada junto com dois gigantes globais: a Symrise, grande produtora de fragrâncias; e a IBM Research, responsável pela Phylira, solução de inteligência artificial que usa algoritmos de aprendizado automático para examinar grande número de fórmulas e ingredientes, buscando padrões e novas combinações. O produto final leva uma mistura inusitada, segundo o Grupo, com combinações de frutas, flores, doces, especiarias, madeiras e até pepino.

“Muitas pessoas associam inovação apenas a novos produtos, mas não é só isso que buscamos”, diz Grynbaum. Segundo ele, o Grupo busca inovar na maneira de se comunicar com consumidores, nas experiências de compra, na formatação das lojas, para citar alguns. “Está no nosso DNA, então é quase natural darmos este passo com produtos desenvolvidos com tecnologias inovadoras”, diz. Para ele, este é apenas o início de uma trajetória que deve continuar, principalmente com a riqueza de dados colhidos em redes sociais, por exemplo, que facilitam a identificação e entendimento do perfil do consumidor.

Somente em 2017, o Grupo lançou 1.438 novos produtos. Em média, anualmente são produzidos 350 milhões de itens em suas duas fábricas, localizadas São José dos Pinhais, no Paraná, e em Camaçari, na Bahia. Também em 2017, foram registrados 300 milhões de itens expedidos dos dois Centros de Distribuição do Grupo, um em Registro, São Paulo, e outro em São Gonçalo dos Campos, na Bahia.

Segundo dados da Euromonitor, em 2017 o Grupo Boticário ocupou a terceira posição em market share no Brasil, com 10,8%. Em primeiro lugar está a Natura, com 11,7%, marca alcançada após a compra da marca britânica The Body Shop, em 2017, que fez com que ela ultrapassasse também a gigante Unilever, responsável 11,1% do mercado. Estas participações, porém, foram divulgadas em maio de 2018, antes da aquisição da Vult pelo Grupo Boticário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]