O grupo britânico Experian informou na terça-feira que vai comprar 65 por cento da empresa brasileira de informações de crédito Serasa por 2,32 bilhões de reais (1,2 bilhão de dólares).

CARREGANDO :)

A Experian, que coleta e analisa dados de crédito do mercado, afirma que a compra da Serasa de um consórcio de bancos brasileiros é a última oportunidade global de adquirir uma companhia de abrangência nacional.

O grupo britânico não informou quais são os bancos que estão vendendo suas participações na Serasa.

Publicidade

O executivo-chefe da Experian, Don Robert, disse em um comunicado que o acordo é "uma oportunidade de transformação para a Experian" e dá a empresa uma nova posição de liderança. Atualmente, a empresa lidera o mercado de análise de crédito na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.

A Experian espera concluir o acordo até o final desta semana e pretende alcançar 70 por cento de participação na Serasa até o final de 2007.

Robert afirmou que a Experian terá a opção de adquirir os 30 por cento restantes da Serasa depois de cinco anos.

A Serasa, que tem 2.200 funcionários, possui uma base de dados com informações de crédito de 161 milhões de consumidores brasileiros e cerca de 5 milhões de companhias brasileiras.

A empresa é controlada por um consórcio de bancos. Os principais acionistas são o Itaú, Bradesco e Unibanco .

Publicidade

Em fato relevante publicado no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Itaú informou que venderá 832.176 ações de emissão da Serasa e que sua participação na empresa será reduzida de 32,62 por cento para 10,29 por cento após a conclusão da operação. De acordo com os cálculos do banco, a venda vai aumentar em 480 milhões de reais o lucro líquido da instituição no segundo trimestre do ano. O Unibanco também publicou fato relevante na CVM informando que venderá 489.195 ações ordinárias da Serasa, reduzindo assim sua participação dos atuais 19,17 por cento, para 6,05 por cento. "O resultado da venda antes dos efeitos fiscais é de aproximadamente 429 milhões de reais", informou a instituição.