Hoje a tarde, os artesãos da Cia do Bambu vão parar a produção das peças para contar como uma simples ideia de fazer artesanatos virou fonte de renda para pelo menos 24 pessoas. A associação, que produz móveis e artigos de decoração com fibras naturais, é um dos destinos da Rota do Empreendedor, uma da atividades da Semana Global do Empreendedorismo que começou ontem e segue até domingo em todos os estados brasileiros e mais 90 países.
"Tenho um filho doente e não podia trabalhar fora. Comecei com o artesanato por necessidade e hoje sou mais que uma empreendedora. Já conseguimos até exportar peças", conta a presidente da associação e uma das idealizadores do projeto, Rosmaria Oliveira Araújo. A Cia do Bambu começou em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), com Rosmaria e mais duas pessoas. Hoje, vende para 29 lojas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de participar de feiras e exposições.
A proposta da Rota do Empreendedor é tornar a história de Rosmaria e de outros empreendedores um guia para quem quer seguir o mesmo caminho. Até sexta-feira, um grupo formado por jovens entre 19 e 35 anos vai visitar diversas iniciativas dos mais variados portes amanhã, por exemplo, o grupo visita a fábrica de perfumes e cosméticos O Boticário e na quinta-feira, a Bematech.
Troca
Outra atividade programada é o "Bota pra trocar". Inspirada na história de um canadense que trocou um clip de papel por vários outros produtos até conseguir uma casa, a consultoria KaminskiAvalca quer descobrir o que é possível conseguir em quatro horas de trocas. O desafio acontece amanhã e quinta-feira, das 10h30 às 14 horas, no Centro Politécnico da UFPR.
A ideia da consultoria é que cada um leve objetos que não queira mais, para trocar por outros que considera mais valiosos tendo em mente que as pessoas dão valores diferentes para as coisas.
Quem quiser participar deve usar uma roupa verde. Mais informações estão disponíveis no site http://kaminskiavalca.wordpress.com/blog/botapratrocar.
Serviço: Mais informações sobre a Semana Global do Empreendedorismo no site www.semanaglobal.com.br