Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gestão

Grupo francês dirige o Estação

Desde 1.º de junho, a gestão do Estação Embratel Convention Center está a cargo da multinacional francesa GL Events. A mudança ocorreu depois que o espaço e o shopping Estação foram comprados, no início do ano, pela BR Malls – líder entre as empresas de administração de shopping centers. Os gestores pretendem aumentar a captação de eventos de abrangência nacional e internacional. "Por se tratar de uma gestora multinacional, é natural que agora tenhamos os olhos voltados também para eventos de nível internacional", diz a gerente geral do Estação Convention Center, Milena Palumbo. "Curitiba tem a estrutura necessária para receber esses congressos." O que pode dificultar é o fato de a cidade não ser tão conhecida fora do país como São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa prefere não divulgar os valores envolvidos no contrato. Em 2006, o espaço abrigou 347 eventos, dos quais 28 nacionais e 11 internacionais. "A idéia é, sem dúvida, aumentar esses números. Estamos passando por um momento novo e muito promissor."

Segundo Milena, a GL assumiu o centro de convenções já completo e com infra-estrutura que atende totalmente às necessidades do mercado. Por isso, nenhum investimento será feito agora. "O Estação foi construído com materiais da melhor qualidade. A parceria com a Embratel também trouxe o que há de mais moderno para o espaço. Não há necessidade nenhuma de investirmos agora."

A GL tem sede em Lyon (França) e chegou ao Brasil há um ano, quando ganhou a concessão do Rio Centro, na capital fluminense, um dos maiores centros de exposições do país, que acaba de receber parte dos Jogos Pan-americanos. Em todo o mundo, a multinacional gerencia 22 espaços de eventos. A empresa também atua na organização de eventos esportivos. Ela foi responsável, por exemplo, pela realização das Olimpíadas de Atenas (Grécia) e de Sidney (Austrália).

Concorrente de peso do Estação e do futuro Expo Curitiba, o Expo Trade Convention & Center, em Pinhais, está investindo cerca de R$ 400 mil para ampliar o estacionamento de veículos. A medida foi necessária para que o espaço possa abrigar as apresentações do Cirque du Soleil no Paraná, marcadas para setembro e outubro. Às atuais 2,8 mil vagas vão se somar outras 350.

O pavilhão, de 23 mil metros quadrados, tem taxa de ocupação de 35%. Segundo o diretor do espaço, Nelson Bolduan, o ideal é que ela chegue a 60%. Por isso, a empresa quer atrair mais eventos internacionais. (CS)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.