Uma parceria entre o grupo francês Limagrain e a empresa paranaense Sementes Guerra deve gerar um investimento de R$ 91 milhões e criar 600 vagas de trabalho no estado. A parceria entre as empresas e o projeto inicial foram anunciados nesta quinta-feira (10) durante uma reunião com o governador Beto Richa.
Os empresários franceses também informaram que a matriz da empresa no Brasil será no município de Pato Branco, no Sudoeste do estado. O grupo Limagrain tem como principal atividade o desenvolvimento e fornecimento de milho geneticamente modificado para o Brasil e América do Sul. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado, além da união das duas corporações, será criado o primeiro Centro de Pesquisa de Biotecnologia, na cidade de Londrina, no Norte do Paraná. O projeto ainda poderá ser expandido para os municípios de Guarapuava e Cascavel.
Segundo a AEN, a Limagrain tem vendas anuais de mais de 1,3 bilhão de euros e um quadro de 6 mil funcionários, em mais de 30 países, além de 84 estações de pesquisa. A empresa é a quarta maior do mundo na área de criação de grãos. Com a parceria, o grupo passa a ser denominado Limagrain Guerra, no Brasil.
O diretor-geral Limagrain, Daniel Cheron, destacou a importância da agricultura brasileira e agradeceu a recepção do governador. Para Ricardo Guerra, diretor-executivo do grupo Semente Guerra, o diálogo com o governo dá segurança e facilita o investimento.