Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Biodiesel

Grupo gaúcho acerta compra de usina em Marialva

A usina de processamento de biodisel de Marialva (região Norte do estado), pertencente à multinacional Agrenco, deve passar para o controle da empresa gaúcha do setor de energias renováveis BSBios. A unidade é resultado de um investimento de R$ 60 milhões da Agrenco e estava programada para iniciar sua produção em abril de 2008. A construção já foi praticamente concluída, mas sua entrada operação atrasou e acabou sendo suspensa após o pedido de recuperação judicial da multinacional, em agosto do ano passado.

Na última quarta-feira, o conselho de credores da Agrenco aprovou a venda da usina à BSBios como parte do processo de recuperação, mas a medida ainda precisa ser aprovada em assembleia geral, marcada para a próxima terça-feira. O processo, no entanto, é apontado apenas como uma formalização da venda, dada como certa pelos agentes envolvidos. Os valores da operação ainda não foram revelados.

Com a aquisição da unidade paranaense, a BSBios deve ampliar sua atual capacidade de produção dos atuais 100 milhões de litros de biodiesel por ano para algo em torno de 220 milhões de litros, utilizando matérias primas como soja, canola, girassol e mamona.

Os empresários gaúchos estiveram reunidos recentemente com o prefeito de Marialva e outra reunião está agendada para a próxima terça-feira, mesmo dia em que ocorre a assembleia para aprovação do negócio.

Expectativa

"Apostamos que a usina daria certo [com a Agrenco]. A retomada do projeto reanimou a cidade", afirma o secretário de Indústria e Comércio de Marialva, Luiz Carlos Stefano. Segundo ele, a reunião com os executivos da BSBios servirá para avaliar o impacto econômico da operação no município. A expectativa é de que a atividade da usina crie cerca de 70 empregos diretos.

Na unidade de Passo Fundo (RS), a BSBios compra 35% da matéria prima na agricultura familiar, o que garante à empresa o Selo Combustível Social. Essa certificação faz com que a fábrica tenha alíquotas de PIS/Pasep e Cofins reduzidas, além de acesso à melhores condições de financiamentos junto ao BNDES. O mesmo modelo deve ser adotado na unidade de Marialva.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.