O Grupo Libra também tem interesse de participar da privatização dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, que deve ocorrer em 22 de dezembro. "Estamos olhando. Se vamos participar ou não, ainda não sei. Mas estamos olhando desde 2008, quando se começou a falar na privatização (do setor). Desde então montamos um grupo de estudos, porque de certa forma (o setor aeroportuário) é uma coisa complementar às nossas atividades", afirmou nesta quinta-feira (6) Marcelo Araújo, presidente do Grupo Libra.
Nesta semana, o Grupo Libra anunciou a compra do Aeroporto de Cabo Frio, no Rio de Janeiro - sua estreia no setor aeroportuário. O Grupo Libra adquiriu 60% das ações da empresa controladora do Aeroporto Internacional de Cabo Frio, a Costa do Sol. O valor do negócio, porém, não foi divulgado.
"O negócio nos interessou do ponto de vista da carga. Cerca de 90% da carga total é destinada para a indústria de óleo e gás", afirmou o executivo. Na sua avaliação, Cabo Frio tem uma posição geográfica privilegiada, que pode servir às plataformas de petróleo do sul e do norte da Bacia de Santos. "Como a infraestrutura na região de Macaé já está saturada, a região de Cabo Frio tem potencial para servir como base de apoio às operações do pré-sal", diz.
De acordo com Araújo, dificilmente o Grupo Libra irá liderar um consórcio para participar da privatização dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, mas considera a possibilidade de se juntar a outras empresas como investidor, operador de cargas, ou ambos. "O conhecimento sobre o manuseio da carga internacional é com o que melhor podemos contribuir."
Ele disse que está conversando com operadores internacionais e que já chegou a conversar também com o grupo EcoRodovias, que anunciou na semana passada que firmou uma parceria com a alemã Fraport para participar das licitações. "As portas não estão fechadas, temos um bom relacionamento com a EcoRodovias, mas ela tem uma competência similar à nossa, então não agregaríamos tanto", afirmou.
Questionado sobre qual dos três aeroportos interessa mais ao Grupo Libra, Araújo disse que "Guarulhos é a joia da coroa, mas o problema é que todo mundo vai querer". Estrategicamente, porém diz que o aeroporto de Viracopos é o mais adequado para o Grupo Libra. "A nossa maior operação logística de carga alfandegária também fica em Campinas."
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast