Com a ideia de proporcionar aos funcionários um ambiente de trabalho inovador, o grupo paranaense Schew irá inaugurar na próxima semana a sua sede administrativa em Curitiba. O local escolhido foi um prédio da década de 1950 localizado no bairro Água Verde. O imóvel foi restaurado para preservar as características históricas. A reforma custou R$ 500 mil e foi feita em 35 dias.
Os escritórios do Vale do Silício, nos Estados Unidos, foram a inspiração para o ambiente interno do local. Os sócios do grupo, Jennifer e Leonardo Schew, passaram os últimos cinco anos visitando a região da Califórnia e estudando as melhores práticas de gestão para aumentar a produtividade da equipe.
O espaço terá um escorregador que sai do 1º andar para o térreo inspirado no game Super Mario Bros. Haverá também um espaço zen, com pufes e dias específicos para massagem, e uma área para diversão, com videogame. Na cozinha, será servida salada de frutas para os funcionários. Até o momento, a área administrativa estava funcionando no coworking do grupo.
Crescimento
O investimento na nova sede administrativa é motivado pelos bons resultados conquistados neste ano. Apesar de não revelar valores, a expectativa do grupo é que o faturamento de 2015 até março de 2016 seja maior do que nos últimos cinco anos. A explicação para os valores positivos é a diversificação das áreas de negócio, o que garante o crescimento mesmo em um período de recessão econômica.
O grupo possui cinco empresas das mais variadas áreas: construção civil, coworking, entretenimento, imobiliária e incorporadora. A primeira organização criada pelos sócios e carro-chefe do empreendimento, a Schew Construções, fechou no primeiro semestre deste ano R$ 100 milhões em contratos. Já a Workset Coworking, que aposta em soluções inovadoras no setor de locação de espaços em Curitiba, cresceu 50% neste ano.
A sócia Jennifer Schew afirma que o grupo busca atender o número maior de segmentos possíveis para evitar a crise. Além disso, investem tecnologia e treinamento para garantir a eficiência na entrega dos produtos e soluções. “Até sentimos o impacto da crise, mas em contrapartida tivemos novos contratos firmados. E não deixamos de investir, principalmente em tecnologia”, afirma Jennifer.
Outra estratégia adotada pela companhia é fazer um planejamento estratégico a cada cinco anos. Entre os planos futuros no grupo está a construção de um almoxarifado central que funcionará como um centro de formação. A aposta para os próximos meses está na construção do Platô Concept Center, em Santa Felicidade, um prédio para prestadores de serviços. Apesar de a obra ainda não ter começado, 62% do espaço já foi locado.