Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
imóveis

Grupo Thá chega aos 120 anos com fôlego para crescer

Arsênio de Almeida Neto: capacidade de se adaptar ao mercado imobiliário é um dos segredos da longevidade do Grupo Thá. | Antônio More/Gazeta do Povo
Arsênio de Almeida Neto: capacidade de se adaptar ao mercado imobiliário é um dos segredos da longevidade do Grupo Thá. (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

Uma empresa construída tijolo a tijolo e fundamentada na base sólida da tradição, mas sempre atenta às mudanças exigidas pelos novos tempos. Assim pode ser resumida a história do Grupo Thá. A empresa curitibana completa 120 anos em 2015 com mais de 7 milhões de metros quadrados construídos e planos de expandir a incorporação imobiliária na Região Sul, além de ampliar a prestação dos serviços de construção em nível nacional.

A capacidade de adaptação à evolução do mercado imobiliário é um dos principais segredos da longevidade do grupo, fundado pelo imigrante italiano Maurizio Thá no ano de 1895. A empresa começou construindo palacetes durante o ciclo econômico da erva-mate, participou do processo de urbanização da capital na década de 1960 e chegou à era dos empreendimentos de uso misto com obras de referência, como 7th Avenue Live & Work, ganhador do prêmio de empreendimento em 2012 pela Ademi-PR.

O CEO da Thá, Arsênio de Almeida Neto, conta que a atuação em duas frentes distintas, voltadas à incorporação e à construção imobiliária, foi fundamental para a consolidação da empresa ao longo de 12 décadas. “Essas duas atividades nos deram uma flexibilidade muito boa para aproveitar as melhores oportunidades e contornar os momentos de crise do país, atuando em alguns momentos mais na prestação de serviços de construção e, em outros, na incorporação.” O grupo tem ainda uma imobiliária em parceria com a Lopes, que detém 60% do negócio.

Crescimento planejado

Em 2014, o Grupo Thá alcançou receita bruta de R$ 430 milhões, que representou um crescimento de 25% em relação ao ano anterior. O Volume Geral de Vendas (VGV) de R$ 280 milhões lançados no período, no entanto, foi 45% menor do que o registrado em 2013, resultado do movimento de ajuste pelo qual passa o mercado do setor.

Para o futuro, os planos de expansão da companhia estão traçados de acordo com seus braços de atuação. Na área da incorporação imobiliária, a Thá não tem pretensões nacionais e direciona seus esforços para expandir ainda mais sua presença na Região Sul. Segundo Almeida Neto, por acreditar que o sucesso dos empreendimentos está diretamente relacionado ao profundo conhecimento das diferenças e peculiaridades de cada cidade.

Assim, o próximo objetivo é levar seus projetos também para o Rio Grande do Sul – a empresa já atua no interior do Paraná, Joinville e Vale do Itajaí. “Estamos mapeando o mercado do Rio Grande do Sul há dois anos e temos negociações em andamento com parceiros locais. Não há, no entanto, previsão efetiva de lançamento para os próximos meses. Esperamos uma condição macro de mercado mais favorável para esta expansão”, conta o CEO.

Com a construtora, por sua vez, a estratégia é outra. O grupo planeja ampliar sua atuação na prestação de serviços de construção por meio de sua plataforma nacional de negócios em diversos segmentos, que vão de shoppings e centros educacionais ao setor de varejo. Nele, a Thá conta com clientes de peso como Walmart, Leroy Merlin e Carrefour.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.